O primeiro dia de treinos da F-1 em 2008 foi marcado pelo calor escaldante em Melbourne, pelo equilíbrio entre Ferrari e McLaren e pelos erros dos pilotos, que agora não contam mais com o auxílio do controle de tração.
Na primeira sessão de treinos do ano, sob os 35ºC da manhã australiana, o melhor tempo foi do ferrarista Kimi Raikkonen, 1min26s461. Ele encaixou uma volta voadora no final da sessão, impondo 0s487 sobre Lewis Hamilton, o segundo colocado. Na seqüência, outra Ferrari e outra McLaren: Felipe Massa e Heikki Kovalainen.
Já na tarde australiana, debaixo de 38ºC, foi a vez de Hamilton voar. O inglês, vice-campeão de 2007, cravou 1min26s559 a dois minutos do fim do treino, superando em 0s914 o ídolo local e grande surpresa da sessão, Mark Webber.
Massa foi o terceiro, seguido mais uma vez por Kovalainen. David Coulthard, companheiro de Webber na Red Bull, foi o quinto, seguido por Raikkonen.
No agregado dos dois treinos, Raikkonen ficou com ligeira vantagem sobre Hamilton: 0s098.
Os outros dois brasileiros na F-1 tiveram um dia complicado. Rubens Barrichello, da Honda, foi 15º no primeiro treino e melhorou uma posição no segundo. Nelsinho Piquet, estreando na categoria pela Renault, foi 18º e depois caiu um posto, para 19º.
Mas eles não foram os únicos a encontrar dificuldades. Mesmo aqueles que lideraram as folhas de tempos tiveram problemas para segurar seus carros na pista do Albert Park.
Neste ano, a FIA limitou o alcance da eletrônica na F-1 e proibiu o controle de tração, sistema que impedia as rodas de girarem em falso e que facilitava, e muito, o trabalho dos pilotos em saídas de curvas.
Sem o dispositivo, o que se viu no Albert Park foi um festival de escapadas.
Entre os brasileiros, Massa e Nelsinho rodaram. Jarno Trulli abandonou o segundo treino após atolar na brita. Adrian Sutil, Sebastian Vettel, Giancarlo Fisichella, Fernando Alonso, Takuma Sato, Kazuki Nakajima e Nico Rosberg foram outros traídos pelo novo regulamento.
Outro reflexo das mudanças nas regras, os pilotos aproveitaram a sexta-feira para andar muito pelo Albert Park. Vettel e Alonso cumpriram, respectivamente, 62 e 59 voltas, mais que a distância da corrida de domingo _o GP da Austrália terá 58 voltas.
As atividades em Melbourne recomeçam às 21h (horário de Brasília), com o terceiro e último treino livre. À meia-noite acontece o treino classificatório.
A largada será à 1h30 do domingo. Com promessas de mais calor, de mais equilíbrio e de mais erros que não aconteciam até o ano passado.
Feliz Cumpleaños, Fernando!
Há 2 meses