25 de ago. de 2008

Calor, equilíbrio e erros marcam 1º dia da F-1

O primeiro dia de treinos da F-1 em 2008 foi marcado pelo calor escaldante em Melbourne, pelo equilíbrio entre Ferrari e McLaren e pelos erros dos pilotos, que agora não contam mais com o auxílio do controle de tração.

Na primeira sessão de treinos do ano, sob os 35ºC da manhã australiana, o melhor tempo foi do ferrarista Kimi Raikkonen, 1min26s461. Ele encaixou uma volta voadora no final da sessão, impondo 0s487 sobre Lewis Hamilton, o segundo colocado. Na seqüência, outra Ferrari e outra McLaren: Felipe Massa e Heikki Kovalainen.

Já na tarde australiana, debaixo de 38ºC, foi a vez de Hamilton voar. O inglês, vice-campeão de 2007, cravou 1min26s559 a dois minutos do fim do treino, superando em 0s914 o ídolo local e grande surpresa da sessão, Mark Webber.

Massa foi o terceiro, seguido mais uma vez por Kovalainen. David Coulthard, companheiro de Webber na Red Bull, foi o quinto, seguido por Raikkonen.

No agregado dos dois treinos, Raikkonen ficou com ligeira vantagem sobre Hamilton: 0s098.

Os outros dois brasileiros na F-1 tiveram um dia complicado. Rubens Barrichello, da Honda, foi 15º no primeiro treino e melhorou uma posição no segundo. Nelsinho Piquet, estreando na categoria pela Renault, foi 18º e depois caiu um posto, para 19º.

Mas eles não foram os únicos a encontrar dificuldades. Mesmo aqueles que lideraram as folhas de tempos tiveram problemas para segurar seus carros na pista do Albert Park.

Neste ano, a FIA limitou o alcance da eletrônica na F-1 e proibiu o controle de tração, sistema que impedia as rodas de girarem em falso e que facilitava, e muito, o trabalho dos pilotos em saídas de curvas.

Sem o dispositivo, o que se viu no Albert Park foi um festival de escapadas.

Entre os brasileiros, Massa e Nelsinho rodaram. Jarno Trulli abandonou o segundo treino após atolar na brita. Adrian Sutil, Sebastian Vettel, Giancarlo Fisichella, Fernando Alonso, Takuma Sato, Kazuki Nakajima e Nico Rosberg foram outros traídos pelo novo regulamento.

Outro reflexo das mudanças nas regras, os pilotos aproveitaram a sexta-feira para andar muito pelo Albert Park. Vettel e Alonso cumpriram, respectivamente, 62 e 59 voltas, mais que a distância da corrida de domingo _o GP da Austrália terá 58 voltas.

As atividades em Melbourne recomeçam às 21h (horário de Brasília), com o terceiro e último treino livre. À meia-noite acontece o treino classificatório.

A largada será à 1h30 do domingo. Com promessas de mais calor, de mais equilíbrio e de mais erros que não aconteciam até o ano passado.

About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

  • 16 de Março= Gp da Austrália
 
back to top