25 de ago. de 2008

Hamilton livra-se de confusões e vence na Austrália -> Nico é 3º

Corrida como este Grande Prêmio da Austrália não acontece sempre.

Na primeira prova do ano, a vitória do inglês Lewis Hamilton, da McLaren, não foi surpresa. Mas o que ocorreu nas 58 voltas em Melbourne é raro. Mesmo sem chuva, com sol e temperatura na casa dos 37ºC, apenas sete cruzaram a linha de chegada. A maioria dos abandonos foi causada por batidas e saídas de pista.

Hamilton largou na ponta e talvez tenha sido o único que não tenha passado perto de correr risco. Para sua alegria, a Ferrari deu vexame, o que ainda lhe dá um alívio inicial.

O alemão Nick Heidfeld, da BMW, também não se envolveu em confusões e foi segundo. Seu compatriota Nico Rosberg, da Williams, subiu ao pódio pela primeira vez, com a terceira posição.

Um pódio alegre. Rosberg, campeão de 2005 da GP2, deu pulos de felicidade com o campeão de 2006 da categoria de base, Hamilton. Outra cena rara na F-1.

O espanhol Fernando Alonso, em sua volta à Renault, ficou em quarto, à frente de quem trocou de cockpit com ele, o finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren, que andou em segundo por muito tempo. Os dois tiveram uma bela briga na penúltima volta.

O japonês Kazuki Nakajima, piloto da Williams, foi o sexto, o último a cruzar a linha de chegada, e marcou pontos pela primeira vez em sua carreira.

Também pontuaram o francês Sébastien Bourdais, da Toro Rosso, e o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, apesar de não terem concluído a prova.

O tetracampeão da Champ Car tornou-se o 57º piloto da história a pontuar na corrida de estréia.

Intervenções do safety car

As confusões começaram pouco após a largada. Felipe Massa, quarto no grid, disputava a terceira posição com Kovalainen quando rodou sozinho a caminho da segunda curva. Uma batida na barreira de proteção danificou o bico de sua Ferrari. O brasileiro teve de ir aos boxes para trocar da peça e, estranhamente, retornou na volta seguinte, para colocar mais combustível.

Não foi o único incidente da primeira volta. Cinco pilotos abandonaram, exigindo a primeira intervenção do safety car. Deixaram Melbourne sem completar uma volta Giancarlo Fisichella, italiano da Force India, Sebastian Vettel, alemão da Toro Rosso, Anthony Davidson, inglês da Super Aguri, Jenson Button, inglês da Honda, e Mark Webber, australiano da Red Bull.

Na volta 26, mais uma confusão. Massa tentava ultrapassar o escocês David Coulthard, da Red Bull, no fim da reta dos boxes, mas este não cedeu e acabou levando a pior. Seu carro ficou destruído. Para que a limpeza da pista fosse feita, foi necessária mais uma intervenção do safety car.

Já na volta 45, houve outra entrada do carro de segurança. O alemão Timo Glock abusou, foi para a grama e decolou em uma ondulação do solo, que funcionou como uma rampa e destruiu seu carro.

Mais bagunça

O alemão Adrian Sutil, da Force India, parou nos boxes na oitava volta, por problemas hidráulicos, e não mais voltou para a pista. No 21º giro foi a vez de Jarno Trulli, italiano da Toyota, abandonar com uma falha elétrica.

Os brasileiros Felipe Massa e Nelsinho Piquet saíram da prova quase no mesmo instante. Ambos ficaram parados na pista. O ferrarista vinha tentando se recuperar depois dos incidentes da largada e da batida com Coulthard, mas ficou pelo caminho. O piloto da Renault não encontrou um bom ritmo enquanto esteve na prova e saiu dela.

Na seqüência, veio a desistência do japonês Takuma Sato, da Super Aguri, para piorar a situação da equipe recentemente adquirida por uma empresa inglesa.

Outro que abandonou foi Robert Kubica, da BMW, que largou em segundo e andou nessa posição no começo da prova. O polonês retirou-se na volta 47.

Raikkonen, da Ferrari, ficou a poucas voltas de chegar. Durante a corrida, passeou pela grama, inclusive quando tentava ultrapassar Kovalainen, coisa que seu companheiro Massa também tentou sem sucesso.

Rubens Barrichello, brasileiro da Honda, poderia ter ido ao pódio, mas levou uma punição por ter reabastecido e trocado pneus quando o safety car estava na pista e o trabalho nos boxes não era permitido. Cruzou a linha de chegada em sexto, mas depois da prova foi desclassificado. O motivo: ignorou a luz vermelha na saída do pit lane.

Entre um erro e outro, uma barbeiragem da Honda. O mecânico liberou Barrichello antes da hora e o brasileiro arrancou enquanto a mangueira de combustível ainda estava presa a seu carro, derrubando o responsável pelo abastecimento.

A próxima corrida, o Grande Prêmio da Malásia, em Sepang, acontecerá já no próximo fim de semana.

Confira a classificação do GP da Austrália:

1º. L.Hamilton (ING/McLaren), 1h34min50s616
2º. N.Heidfeld (ALE/BMW), a 5s478
3º. N.Rosberg (ALE/Williams), a 8s163
4º. F.Alonso (ESP/Renault), a 17s181
5º. H.Kovalainen (FIN/McLaren), a 18s014
6º. K.Nakajima (JAP/Williams), a 1 volta
7º. S.Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 3 voltas
8º .K.Raikkonen (FIN/Ferrari), a 5 voltas

Não completaram:

R.Kubica (POL/BMW), a 11 voltas
T.Glock (ALE/Toyota), a 15 voltas
T.Sato (JAP/Super Aguri), a 26 voltas
N.Piquet (BRA/Renault), a 28 voltas
F.Massa (BRA/Ferrari), a 29 voltas
D.Coulthard (ESC/Red Bull), a 33 voltas
J.Trulli (ITA/Toyota), a 39 voltas
A.Sutil (ALE/Force India), a 50 voltas
M.Webber (AUS/Red Bull), a 58 voltas
J.Button (ING/Honda), a 58 voltas
A.Davidson (ING/Super Aguri), a 58 voltas
S.Vettel (ALE/Toro Rosso), a 58 voltas
G.Fisichella (ITA/Force India), a 58 voltas

Melhor volta: Heikki Kovalainen, 1min27s418, volta 43

About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

  • 16 de Março= Gp da Austrália
 
back to top