Com o fim do treino de classificação para o GP de Abu Dhabi, última etapa da temporada de 2009, o placar final dos duelos internos de cada equipe foi definido.
Os grandes destaques destas disputas são Kimi Raikkonen, Fernando Alonso, Jarno Trulli, Sébastien Buemi, Sebastian Vettel e Nico Rosberg.
É evidente que o caminho de Kimi na Ferrari foi "facilitado" em função da ausência de Felipe Massa desde o GP da Hungria, quando sofreu um grave acidente no treino de classificação.
Além de não ter um forte rival dentro de sua própria equipe, o finlandês passou a ter companheiros de time com desempenhos muito abaixo da média, casos de Luca Badoer e Giancarlo Fisichella.
Ainda assim, Raikkonen superou Massa por 5 a 4 nos nove treinos de classificação que ambos fizeram juntos _exceção, claro, à sessão classificatória em Budapeste. Já os italianos que substituíram o brasileiro na escuderia sequer esboçaram ficar à frente do campeão de 2007.
O caso de Alonso é quase semelhante ao de Kimi. O espanhol foi superado uma única vez na temporada, por Nelsinho Piquet, no GP da Alemanha. Na ocasião, o brasileiro avançou ao Q3 e largou em décimo, contra a 12ª posição do bicampeão mundial.
Ainda assim, o placar mostra 9 a 1 para Fernando, nas dez classificações que ambos disputaram juntos. Com a chegada de Romain Grosjean, a vida do espanhol ficou ainda mais fácil, já que o franco-suíço jamais superou seu companheiro de equipe.
Sébastien Buemi, da Toro Rosso, também não tomou conhecimento dos dois pilotos que ocuparam o segundo cockpit da equipe italiana. O suíço ficou apenas duas vezes atrás de Sébastien Bourdais e em uma única oportunidade foi derrotado por Jaime Alguersuari.
Nico Rosberg e Sebastian Vettel também deram um verdadeiro banho em seus companheiros de equipe. O alemão da Williams derrotou Kazuki Nakajima por 14 a 3, mesmo placar pelo qual o atual vice-líder do campeonato superou Mark Webber. Por sua vez, Jarno Trulli, da Toyota, superou Timo Glock pelo placar de 11 a 3.
No entanto, o duelo interno que mais chama a atenção é o da Brawn. Rubens Barrichello encerrou o ano à frente de Jenson Button, campeão mundial da atual temporada. Nas 17 sessões classificatórias que ambos disputaram, o brasileiro superou o inglês dez vezes.
Mais: nas últimas sete corridas _desde o GP da Europa, em Valência_ Rubens ficou sempre à frente de Button.
Confira o placar final do duelo interno de cada equipe:
McLaren
Lewis Hamilton 12 x 5 Heikki Kovalainen
Ferrari
Kimi Raikkonen 5 x 4 Felipe Massa*
Kimi Raikkonen 2 x 0 Luca Badoer
Kimi Raikkonen 5 x 0 Giancarlo Fisichella
BMW
Robert Kubica 12 x 5 Nick Heidfeld
Renault
Fernando Alonso 9 x 1 Nelsinho Piquet
Fernando Alonso 7 x 0 Romain Grosjean
Toyota
Jarno Trulli 11 x 3 Timo Glock**
Jarno Trulli 2 x 0 Kamui Kobayashi
Toro Rosso
Sébastien Buemi 7 x 2 Sébastien Bourdais
Sébastien Buemi 7 x 1 Jaime Alguersuari
Red Bull
Sebastian Vettel 14 x 3 Mark Webber
Williams
Nico Rosberg 14 x 3 Kazuki Nakajima
Force India
Adrian Sutil 5 x 7 Giancarlo Fisichella
Adrian Sutil 4 x 1 Vitantonio Liuzzi
Brawn
Rubens Barrichello 10 x 7 Jenson Button
*- Não inclui o treino de classificação do GP da Hungria
**- Não inclui o treino de classificação do GP da Japão
31 de out. de 2009
About the Author
Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it
Subscribe to Our Feed and
Follow Me on Twitter