6 de set. de 2008

Pilotos testam recurso eletrônico para mudar regra

Pedro de la Rosa considera que ainda falta um pouco para haver uma mudança na regra do safety car, uma das polêmicas desta temporada da F-1.

O presidente da GPDA encontrou-se com os pilotos após os treinos em Magny-Cours e sentiu reações opostas quanto a um novo recurso. Assim, nada está decidido ainda, pois é necessária unanimidade para haver aprovação.

Nesta sexta-feira, no fim da segunda sessão, os pilotos testaram na França um software instalado na centralina que informa quão lentos eles têm de ser em trechos de acidentes. A FIA pediu a eles que selecionassem o modo "safety car" para que uma mensagem fosse mostrada em seus painéis.

Mas alguns ficaram distraídos ao vê-la. Houve, então, preocupações quanto à implantação do sistema em condições de corrida.

"Está apenas nos estágios iniciais. Para ser implementado, tem de funcionar muito bem e todos têm de estar felizes com ele. No momento, nem todos estão. Alguns estão a favor, outros contra, então não acho que haja um consenso entre nós", disse o espanhol ao site da revista "Autosport".

"Temos de ser inteligentes e normalmente Charlie [Whiting] é muito inteligente. Se ele considerar que o sistema melhora o que temos, será implantado, caso contrário esperaremos."

"A realidade é que ninguém está certo sobre isso. É uma nova solução, que requer uma implantação difícil, pois exige mudança no software. Precisamos apenas prová-la na pista e ver se funciona."

Nico Rosberg foi um dos que se preocuparam. "É muito estranho, pois você olha muito para seu painel e, ao mesmo tempo, você pode estar passando pelo incidente e tudo mais. Veremos."

"Eles precisam encontrar algo para melhorar a coisa atual, pois há muita chance envolvida em termos de resultado. Pode ser um passo à frente, veremos", disse Rosberg.

Jeosn Button gostou do sistema, o qual já havia testado recentemente em Barcelona. "Testei muito, então não é um problema, mas o rapaz à minha frente estava indo realmente lento e não estava seguindo o tempo de volta. Se funcionar, será ótimo, pois as regras atuais são um pouco sofríveis."

As regras atuais estabelecem o fechamento dos boxes imediatamente após a entrada do safety car para que os pilotos não corram como loucos até o pit lane, o que pode ser perigoso.

Mas isso tem provocado confusão. Quem não tem gasolina suficiente tem de escolher entre tomar punição e abandonar por pane seca.

O objetivo do novo recurso é permitir que os boxes permaneçam abertos.

About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

  • 22 de Junho= Gp da França
 
back to top