Lewis Hamilton fez as pazes com a vitória neste domingo, no GP da Hungria. Em Budapeste, o inglês teve atuação soberba e chegou ao 10º triunfo de sua carreira _o primeiro desde o GP da China de 2008.
Largando na quarta posição, Lewis pulou para o segundo lugar logo na largada, mas foi superado por Mark Webber na sequência.
No entanto, o atual campeão mundial precisou de apenas quatro voltas para recuperar a vice-liderança da prova com uma brilhante ultrapassagem sobre o australiano, e também contou com a sorte: um problema no pit stop de Fernando Alonso, então líder da prova, provocou o abandono do espanhol e abriu caminho para a primeira vitória de um carro com Kers na F-1.
Confusão na largada
Na largada, Alonso não teve dificuldades para manter a liderança. Atrás dele, no entanto, uma pequena confusão: Vettel, largando pelo lado sujo da pista, não tracionou bem e foi superado por Hamilton, que fez excelente largada.
Raikkonen, que também fez boa largada, tocou na McLaren do inglês, mas não o impediu de contornar a primeira curva na segunda posição. A vice-liderança de Lewis durou pouco tempo: na sequência, Webber, que largou em terceiro, tomou o lugar do atual campeão mundial.
Enquanto isso, o único representante da Ferrari na corrida, que já havia tocado rodas com Hamilton, também tocou em Vettel e o fez espalhar na pequena reta após a curva 1: o alemão despencou para o sétimo lugar. O incidente será avaliado pelos comissários da FIA após a corrida.
A ordem de classificação na primeira volta mostrava Alonso na liderança, seguido por Webber, Hamilton, Raikkonen, Rosberg, Kovalainen, Vettel e Nakajima. Rubens Barrichello perdeu três posições e caiu para o 16º posto.
A recuperação de Hamilton
Na quarta volta, Hamilton fez uma bela e difícil ultrapassagem sobre Webber e reassumiu o segundo lugar. A partir de então, iniciou a caça a Alonso.
O espanhol abriu mais de 2s de vantagem nas três primeiras voltas, mas o inglês passou a diminuir rapidamente a vantagem e, cravando a volta mais rápida da corrida por três giros consecutivos, conseguiu reduzir a diferença para 0s6.
"Bruxa solta" no pit lane
Sem o rendimento esperado, Alonso antecipou seu pit stop para a 12ª volta _mais leve na pista, tinha a primeira parada prevista para duas voltas depois.
Neste momento, chegava ao fim a corrida do bicampeão. Um erro da Renault na troca de pneus fez com que a roda dianteira direita fosse mal fixada e simplesmente se soltasse na primeira volta após a parada.
Alonso arrastou seu carro com apenas três rodas de volta aos boxes e chegou a refazer a troca de pneus, mas deu somente mais um giro e abandonou a prova.
Pouco depois, foi a vez de a Red Bull errar no primeiro pit stop de Webber. A equipe também se atrapalhou tanto na troca de pneus quanto no momento de liberar o piloto dos boxes, o que por muito pouco não provocou um acidente entre ele e Raikkonen, que no mesmo instante passava pelo pit lane.
Na 17ª volta, ao tentar se defender dos ataques de Barrichello, Vettel detectou um problema no carro e avisou à equipe, entrando nos boxes em seguida, aparentemente com a suspensão dianteira danificada. O alemão abandonou a prova na volta seguinte.
A vitória de Hamilton
A corrida então perdeu em emoção. Coube a Hamilton, agora líder, ampliar sua vantagem para o segundo colocado, "sumir" na liderança e dominar a prova com extrema facilidade, em um excelente bom desempenho da McLaren no circuito magiar.
Kimi Raikkonen, em atuação discreta e eficiente, chegou na segunda posição, com Webber completando o pódio e assumindo a vice-liderança do campeonato.
Líder do Mundial de Pilotos, Jenson Button chegou apenas na sétima posição, enquanto Sebastian Vettel abandonou a prova com problemas mecânicos.
Rubens Barrichello, fora da zona de pontuação, completou a prova em décimo; já Nelsinho Piquet, única Renault na pista após o abandono de Alonso, fez prova apagada e ficou com o 12º lugar.
Destaque para o estreante Jaime Alguersuari, que fez uma prova sem erros e terminou à frente de seu companheiro de equipe, Sébastien Buemi, na 15ª posição.
Com o resultado de Hungaroring, Jenson Button segue ponteando a tabela, com 70 pontos. Mark Webber aparece na sequência, com 51,5 pontos; Vettel, terceiro, e Barrichello, quarto, permanecem com a mesma pontuação.
O GP da Europa, próxima etapa da temporada 2009 da F-1, está previsto para o próximo dia 23 de agosto, nas ruas de Valência, na Espanha.
Final
1°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 70 voltas em 1h38min23s876
2°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 11s529
3°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 16s886
4°. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 26s967
5°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 34s392
6°. Timo Glock (ALE/Toyota), a 35s237
7°. Jenson Button (ING/Brawn), a 55s088
8°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1min08s172
9°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1min08s774
10°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 1min09s256
11°. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 1min10s612
12°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 1min11s512
13°. Robert Kubica (POL/BMW), a 1min14s046
14°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1 volta
15°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1 volta
16°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1 volta
Não completaram:
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 18 voltas
Fernando Alonso (ESP/Renault), 14 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India), 0 voltas
Volta mais rápida: Mark Webber - 1min21s931 (65ª volta)
Feliz Cumpleaños, Fernando!
Há 2 meses