O piloto da Red Bull imprimiu um ritmo forte no primeiro stint da corrida, não perdeu Lewis Hamilton de vista e assumiu a liderança após a primeira rodada de pit stops, para não mais ser superado.
Com o novo triunfo _o quarto no ano_, o alemão chegou ao vice-campeonato, com 84 pontos, tendo menos vitórias apenas do que Jenson Button, com seis.
Já Hamilton, que deu a impressão de que dominaria a corrida com facilidade, forçou demais o ritmo, teve problemas nos freios e abandonou na 24ª volta.
Mark Webber completou a quarta dobradinha da Red Bull em 2009, após resistir com competência a uma pressão feroz de Button, terceiro colocado, na última volta.
Discreto, Rubens Barrichello chegou na quarta posição, seguido por Nick Heidfeld e pela nova estrela da categoria, Kamui Kobayashi, sexto colocado em sua segunda corrida na F-1.
Tudo igual entre os cinco primeiros
Na largada, Hamilton manteve a ponta com facilidade, e as primeiras posições não sofreram alterações. Vettel continuou em segundo, à frente de Webber, Barrichello e Button.
No entanto, ainda na primeira curva, o brasileiro sofreu um leve toque da Red Bull do australiano e perdeu parte do bico do carro. Inicialmente, Rubens sofreu queda de desempenho e caiu para o quinto lugar após ser superado por seu companheiro de equipe.
O grande duelo do início da prova foi protagonizado por Robert Kubica e Jarno Trulli. Ambos seguiram emparelhados por quase metade da primeira volta e chegaram a ter um leve toque, com o polonês levando a melhor.
Hamilton, os freios e o abandono
O início da corrida confirmou as previsões de todo o fim de semana: Hamilton seguiu firme na ponta, sem sofrer qualquer tipo de ameaça, embora não tivesse grande vantagem para Vettel.
No entanto, o inglês cometeu um pequeno erro na décima volta e viu a sombra da Red Bull do alemão crescer em seu retrovisor, com a diferença caindo para menos de 1s.
A vantagem não foi suficiente para que Lewis voltasse na liderança após a primeira rodada de pit stops. Mais rápido, Vettel saiu dos boxes na primeira posição, com o britânico em segundo. A vitória do alemão estava assegurada.
Pouco depois, após apresentar problemas nos freios, Hamilton abandonou a prova. Um fim de semana que começou com pinta de um verdadeiro passeio do campeão mundial de 2008 terminou de forma melancólica para o piloto da McLaren.
Alguersuari e o "pequeno" equívoco
O pit stop de Vettel ainda esteve envolvido em outro momento curioso, para não dizer bizarro: Jaime Alguersuari, que entrou para seu reabastecimento na mesma volta que o alemão, confundiu os mecânicos da Toro Rosso com os da Red Bull e parou seu carro diante do pessoal da equipe austríaca, para desespero dos mecânicos, que acenaram para que ele seguisse em frente.
O show de Kobayashi
O "dono do show", no entanto, foi mais uma vez o estreante Kamui Kobayashi. Além de ultrapassar Kimi Raikkonen logo na primeira volta, o japonês teve um novo duelo com Jenson Button: o piloto da Toyota "voou" de forma decisiva para cima do campeão mundial, induziu o britânico ao erro e fez uma belíssima ultrapassagem.
Além disso, Kobayashi passou boa parte da corrida na terceira posição, andando no mesmo ritmo dos líderes, e terminou a prova no sexto lugar, marcando pontos em sua segunda corrida na F-1. Um início de carreira arrasador, sem dúvida.
O último reabastecimento
Por fim, Jarno Trulli foi o responsável pelo último reabastecimento da F-1 moderna. O italiano entrou nos boxes na 43ª volta, sendo o último a fazer sua segunda parada, e encerrou mais um ciclo na categoria, já que a partir de 2010 os carros não serão mais reabastecidos durante as corridas.
Dobradinha da Red Bull
A vitória, fácil, ficou com Sebastian Vettel _a quarta em 2009, a quinta da carreira. Mark Webber completou mais uma dobradinha da Red Bull na temporada, a quarta do ano, igualando a marca da Brawn, que também colocou seus carros nas duas primeiras posições em quatro oportunidades.
Jenson Button, terceiro colocado após uma excelente prova, coroou a temporada de seu título mundial retornando ao pódio _local que não frequentava desde o GP da Itália.
Rubens Barrichello, discreto durante toda a corrida, chegou em quarto, seguido por Nick Heidfeld, na despedida da BMW, e pelo incrível Kamui Kobayashi.
A F-1 se despede da temporada de 2009 e fecha mais um capítulo de sua história sexagenária com um novo campeão, Button; uma equipe fazendo história e conquistando o título de Construtores em seu ano de estreia, a Brawn; com um Rubens Barrichello ressurgindo da quase-aposentadoria para duas vitórias consagradoras; com a consolidação de uma nova estrela, Sebastian Vettel, e, quem sabe, com o surgimento de outra, a do impressionante japonês Kamui Kobayashi.
A categoria volta no próximo dia 14 de março de 2010, no Bahrein, etapa de abertura da próxima temporada.
Final:
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 55 voltas em 1h34min03s314
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 17s857
3º. Jenson Button (ING/Brawn), a 18s467
4º. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 22s735
5º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 26s253
6º. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota), a 28s343
7º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 36s366
8º. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 41s294
9º. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 45s941
10º. Robert Kubica (POL/BMW), a 48s180
11º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 52s798
12º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 54s317
13º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 59s839
14º. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 1min09s687
15º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 1min34s450
16º. Romain Grosjean (FRA/Renault), a 1 volta
17º. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari), a 1 volta
18º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1 volta
Não completaram:
Lewis Hamilton (ING/McLaren), 21 voltas
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 19 voltas
Volta mais rápida: Sebastian Vettel, 1min40s279 - 54ª volta
Nico se despediu da Williams com o 9º lugar