1 de nov. de 2009

Vettel sobra e fecha o ano com vitória em Abu Dhabi, Nico termina em 9º

No crepúsculo de Abu Dhabi, a temporada de 2009 da F-1 foi encerrada com mais uma vitória fácil de Sebastian Vettel.

O piloto da Red Bull imprimiu um ritmo forte no primeiro stint da corrida, não perdeu Lewis Hamilton de vista e assumiu a liderança após a primeira rodada de pit stops, para não mais ser superado.

Com o novo triunfo _o quarto no ano_, o alemão chegou ao vice-campeonato, com 84 pontos, tendo menos vitórias apenas do que Jenson Button, com seis.

Já Hamilton, que deu a impressão de que dominaria a corrida com facilidade, forçou demais o ritmo, teve problemas nos freios e abandonou na 24ª volta.

Mark Webber completou a quarta dobradinha da Red Bull em 2009, após resistir com competência a uma pressão feroz de Button, terceiro colocado, na última volta.

Discreto, Rubens Barrichello chegou na quarta posição, seguido por Nick Heidfeld e pela nova estrela da categoria, Kamui Kobayashi, sexto colocado em sua segunda corrida na F-1.

Tudo igual entre os cinco primeiros

Na largada, Hamilton manteve a ponta com facilidade, e as primeiras posições não sofreram alterações. Vettel continuou em segundo, à frente de Webber, Barrichello e Button.

No entanto, ainda na primeira curva, o brasileiro sofreu um leve toque da Red Bull do australiano e perdeu parte do bico do carro. Inicialmente, Rubens sofreu queda de desempenho e caiu para o quinto lugar após ser superado por seu companheiro de equipe.

O grande duelo do início da prova foi protagonizado por Robert Kubica e Jarno Trulli. Ambos seguiram emparelhados por quase metade da primeira volta e chegaram a ter um leve toque, com o polonês levando a melhor.

Hamilton, os freios e o abandono

O início da corrida confirmou as previsões de todo o fim de semana: Hamilton seguiu firme na ponta, sem sofrer qualquer tipo de ameaça, embora não tivesse grande vantagem para Vettel.

No entanto, o inglês cometeu um pequeno erro na décima volta e viu a sombra da Red Bull do alemão crescer em seu retrovisor, com a diferença caindo para menos de 1s.

A vantagem não foi suficiente para que Lewis voltasse na liderança após a primeira rodada de pit stops. Mais rápido, Vettel saiu dos boxes na primeira posição, com o britânico em segundo. A vitória do alemão estava assegurada.

Pouco depois, após apresentar problemas nos freios, Hamilton abandonou a prova. Um fim de semana que começou com pinta de um verdadeiro passeio do campeão mundial de 2008 terminou de forma melancólica para o piloto da McLaren.

Alguersuari e o "pequeno" equívoco

O pit stop de Vettel ainda esteve envolvido em outro momento curioso, para não dizer bizarro: Jaime Alguersuari, que entrou para seu reabastecimento na mesma volta que o alemão, confundiu os mecânicos da Toro Rosso com os da Red Bull e parou seu carro diante do pessoal da equipe austríaca, para desespero dos mecânicos, que acenaram para que ele seguisse em frente.

O show de Kobayashi

O "dono do show", no entanto, foi mais uma vez o estreante Kamui Kobayashi. Além de ultrapassar Kimi Raikkonen logo na primeira volta, o japonês teve um novo duelo com Jenson Button: o piloto da Toyota "voou" de forma decisiva para cima do campeão mundial, induziu o britânico ao erro e fez uma belíssima ultrapassagem.

Além disso, Kobayashi passou boa parte da corrida na terceira posição, andando no mesmo ritmo dos líderes, e terminou a prova no sexto lugar, marcando pontos em sua segunda corrida na F-1. Um início de carreira arrasador, sem dúvida.

O último reabastecimento

Por fim, Jarno Trulli foi o responsável pelo último reabastecimento da F-1 moderna. O italiano entrou nos boxes na 43ª volta, sendo o último a fazer sua segunda parada, e encerrou mais um ciclo na categoria, já que a partir de 2010 os carros não serão mais reabastecidos durante as corridas.

Dobradinha da Red Bull

A vitória, fácil, ficou com Sebastian Vettel _a quarta em 2009, a quinta da carreira. Mark Webber completou mais uma dobradinha da Red Bull na temporada, a quarta do ano, igualando a marca da Brawn, que também colocou seus carros nas duas primeiras posições em quatro oportunidades.

Jenson Button, terceiro colocado após uma excelente prova, coroou a temporada de seu título mundial retornando ao pódio _local que não frequentava desde o GP da Itália.

Rubens Barrichello, discreto durante toda a corrida, chegou em quarto, seguido por Nick Heidfeld, na despedida da BMW, e pelo incrível Kamui Kobayashi.

A F-1 se despede da temporada de 2009 e fecha mais um capítulo de sua história sexagenária com um novo campeão, Button; uma equipe fazendo história e conquistando o título de Construtores em seu ano de estreia, a Brawn; com um Rubens Barrichello ressurgindo da quase-aposentadoria para duas vitórias consagradoras; com a consolidação de uma nova estrela, Sebastian Vettel, e, quem sabe, com o surgimento de outra, a do impressionante japonês Kamui Kobayashi.

A categoria volta no próximo dia 14 de março de 2010, no Bahrein, etapa de abertura da próxima temporada.

Final:

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 55 voltas em 1h34min03s314
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 17s857
3º. Jenson Button (ING/Brawn), a 18s467
4º. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 22s735
5º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 26s253
6º. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota), a 28s343
7º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 36s366
8º. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 41s294
9º. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 45s941
10º. Robert Kubica (POL/BMW), a 48s180
11º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 52s798
12º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 54s317
13º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 59s839
14º. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 1min09s687
15º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 1min34s450
16º. Romain Grosjean (FRA/Renault), a 1 volta
17º. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari), a 1 volta
18º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1 volta

Não completaram:

Lewis Hamilton (ING/McLaren), 21 voltas
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 19 voltas

Volta mais rápida: Sebastian Vettel, 1min40s279 - 54ª volta

Nico se despediu da Williams com o 9º lugar

About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

 
back to top