26 de jul. de 2009

Hamilton se reencontra com a vitória na Hungria

Lewis Hamilton fez as pazes com a vitória neste domingo, no GP da Hungria. Em Budapeste, o inglês teve atuação soberba e chegou ao 10º triunfo de sua carreira _o primeiro desde o GP da China de 2008.

Largando na quarta posição, Lewis pulou para o segundo lugar logo na largada, mas foi superado por Mark Webber na sequência.

No entanto, o atual campeão mundial precisou de apenas quatro voltas para recuperar a vice-liderança da prova com uma brilhante ultrapassagem sobre o australiano, e também contou com a sorte: um problema no pit stop de Fernando Alonso, então líder da prova, provocou o abandono do espanhol e abriu caminho para a primeira vitória de um carro com Kers na F-1.

Confusão na largada

Na largada, Alonso não teve dificuldades para manter a liderança. Atrás dele, no entanto, uma pequena confusão: Vettel, largando pelo lado sujo da pista, não tracionou bem e foi superado por Hamilton, que fez excelente largada.

Raikkonen, que também fez boa largada, tocou na McLaren do inglês, mas não o impediu de contornar a primeira curva na segunda posição. A vice-liderança de Lewis durou pouco tempo: na sequência, Webber, que largou em terceiro, tomou o lugar do atual campeão mundial.

Enquanto isso, o único representante da Ferrari na corrida, que já havia tocado rodas com Hamilton, também tocou em Vettel e o fez espalhar na pequena reta após a curva 1: o alemão despencou para o sétimo lugar. O incidente será avaliado pelos comissários da FIA após a corrida.

A ordem de classificação na primeira volta mostrava Alonso na liderança, seguido por Webber, Hamilton, Raikkonen, Rosberg, Kovalainen, Vettel e Nakajima. Rubens Barrichello perdeu três posições e caiu para o 16º posto.

A recuperação de Hamilton

Na quarta volta, Hamilton fez uma bela e difícil ultrapassagem sobre Webber e reassumiu o segundo lugar. A partir de então, iniciou a caça a Alonso.

O espanhol abriu mais de 2s de vantagem nas três primeiras voltas, mas o inglês passou a diminuir rapidamente a vantagem e, cravando a volta mais rápida da corrida por três giros consecutivos, conseguiu reduzir a diferença para 0s6.

"Bruxa solta" no pit lane

Sem o rendimento esperado, Alonso antecipou seu pit stop para a 12ª volta _mais leve na pista, tinha a primeira parada prevista para duas voltas depois.

Neste momento, chegava ao fim a corrida do bicampeão. Um erro da Renault na troca de pneus fez com que a roda dianteira direita fosse mal fixada e simplesmente se soltasse na primeira volta após a parada.

Alonso arrastou seu carro com apenas três rodas de volta aos boxes e chegou a refazer a troca de pneus, mas deu somente mais um giro e abandonou a prova.

Pouco depois, foi a vez de a Red Bull errar no primeiro pit stop de Webber. A equipe também se atrapalhou tanto na troca de pneus quanto no momento de liberar o piloto dos boxes, o que por muito pouco não provocou um acidente entre ele e Raikkonen, que no mesmo instante passava pelo pit lane.

Na 17ª volta, ao tentar se defender dos ataques de Barrichello, Vettel detectou um problema no carro e avisou à equipe, entrando nos boxes em seguida, aparentemente com a suspensão dianteira danificada. O alemão abandonou a prova na volta seguinte.

A vitória de Hamilton

A corrida então perdeu em emoção. Coube a Hamilton, agora líder, ampliar sua vantagem para o segundo colocado, "sumir" na liderança e dominar a prova com extrema facilidade, em um excelente bom desempenho da McLaren no circuito magiar.

Kimi Raikkonen, em atuação discreta e eficiente, chegou na segunda posição, com Webber completando o pódio e assumindo a vice-liderança do campeonato.

Líder do Mundial de Pilotos, Jenson Button chegou apenas na sétima posição, enquanto Sebastian Vettel abandonou a prova com problemas mecânicos.

Rubens Barrichello, fora da zona de pontuação, completou a prova em décimo; já Nelsinho Piquet, única Renault na pista após o abandono de Alonso, fez prova apagada e ficou com o 12º lugar.

Destaque para o estreante Jaime Alguersuari, que fez uma prova sem erros e terminou à frente de seu companheiro de equipe, Sébastien Buemi, na 15ª posição.

Com o resultado de Hungaroring, Jenson Button segue ponteando a tabela, com 70 pontos. Mark Webber aparece na sequência, com 51,5 pontos; Vettel, terceiro, e Barrichello, quarto, permanecem com a mesma pontuação.

O GP da Europa, próxima etapa da temporada 2009 da F-1, está previsto para o próximo dia 23 de agosto, nas ruas de Valência, na Espanha.

Final

1°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 70 voltas em 1h38min23s876
2°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 11s529
3°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 16s886
4°. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 26s967
5°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 34s392
6°. Timo Glock (ALE/Toyota), a 35s237
7°. Jenson Button (ING/Brawn), a 55s088
8°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1min08s172
9°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1min08s774
10°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 1min09s256
11°. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 1min10s612
12°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 1min11s512
13°. Robert Kubica (POL/BMW), a 1min14s046
14°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1 volta
15°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1 volta
16°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1 volta

Não completaram:

Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 18 voltas
Fernando Alonso (ESP/Renault), 14 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India), 0 voltas

Volta mais rápida: Mark Webber - 1min21s931 (65ª volta)

About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

 
back to top