Apesar de Button ser o atual campeão mundial, pouca gente esperava que ele se saísse tão bem diante de seu novo companheiro, Lewis Hamilton, tido como “queridinho” dentro da McLaren. Mesmo sem apresentar o estilo agressivo e as ultrapassagens de Hamilton, Button se aproveitou da experiência e da pilotagem suave para vencer duas (Austrália e China) das quatro corridas disputadas até o momento.
O atual campeão ocupa o topo da tabela e soma 60 pontos (duas vitórias, um sétimo e um oitavo lugares), contra 49 de seu compatriota (um terceiro, dois sextos e um segundo lugares), quarto colocado. Button também leva vantagem nos treinos de classificação: o “calouro” da McLaren largou na frente de seu companheiro na Austrália, Malásia e China.
Já Nico Rosberg tinha a missão ingrata de enfrentar Michael Schumacher, o maior vencedor de todos os tempos na categoria. No entanto, o jovem parceiro está sendo um tormento para o heptacampeão na Mercedes. Com uma impressionante regularidade, Rosberg tem 50 pontos e é vice-líder do campeonato, enquanto Schumacher aparece apenas na décima posição, com 40 pontos a menos.
O jovem alemão conquistou dois quintos e dois terceiros lugares. Já seu compatriota veterano teve um sexto e dois décimos, além de ter abandonado na Malásia. Rosberg venceu Schumacher em todos os treinos de classificação e em todas as corridas até o momento, e seu domínio dentro da Mercedes gerou inúmeras críticas ao heptacampeão, cujo retorno à F-1 já está até sendo questionado.
Enquanto as disputas na Mercedes e na McLaren contrariaram as previsões, na Ferrari e na Red Bull o resultado é exatamente o esperado. Felipe Massa e Fernando Alonso travam uma batalha acirrada na escuderia italiana, enquanto Sebastian Vettel domina o companheiro Mark Webber na Red Bull.
Na Ferrari, Alonso tem 49 pontos (terceiro na tabela), contra 41 de Massa (sexto). Após a dobradinha no Bahrein, com o espanhol na frente, o brasileiro se recuperou na Austrália, quando foi terceiro, logo à frente de seu companheiro. Na Malásia, Massa foi sétimo, e Alonso abandonou, enquanto na China o bicampeão deu o troco, ficando em quarto, com o companheiro apenas em nono. Nas classificações, Alonso vence por 3 a 1.
Na Red Bull a expectativa se confirmou. Vettel tem 45 pontos (quinto), contra 28 de Webber (oitavo). Na equipe que conquistou todas as pole positions até agora, o alemão ficou com três, contra uma do australiano (Malásia). Em corridas, Vettel também chegou três vezes à frente de seu companheiro: só perdeu para Webber na Austrália, quando seu carro teve problemas no momento em que liderava a corrida com folga.